quarta-feira, 13 de abril de 2016

O Eletroimã

Eletroimã 

 

Material:

- 1 prego de 14 cm 
- pilhas
- fio esmaltado 
- clips

Como fazer:


Enrole o fio de cobre no prego com mais de 40 voltas
Passe durex no prego enrolado de forma que o fio de cobre não desenrole
Encoste cada extremidade do fio em um polo da pilha (como na imagem abaixo)
Após o passo anterior é só aproximar o eletroímã de um material que será atraído (moedas, grampos, etc…)

Como funciona:



Eletroimã é um dispositivo, que utiliza energia elétrica para criar um campo magnético semelhante ao de imãs naturais. É constituido por um fio elétrico enrolado em um material de ferro, aço, cobalto ou ferromagnético ligados a uma pilha/bateria. O eletroimã funciona da seguinte forma: os elétrons do polo negativo da pilha/bateria serão atraidos pelo polo positivo da mesma passando rapidamente pelo fio condutor, gerando assim um pequeno campo magnético. Com base nisso, é possivel criar várias coisas, como um motor, uma lampada, um rádio, entre outros.

Sobre o cabo de guerra

Cabo de guerra eletrostático



Materiais: 
- 2 bexigas
- 1 lata de metal 
- fita adesiva
 
Para a competição do cabo de guerra deve-se marcar o campo de cada adversário com a fita adesiva sobre uma superfície plana e lisa (a mesa). Após encher as bexigas é só deitar a latinha e começar a esfregar a bexiga no cabelo, causando bastante artrito, e usá-la para atrair a latinha para o seu lado.
Isso acontece porque a bexiga "rouba" alguns elétrons dos cabelos quando é esfregada neles, ganhando elétrons negativos. Quando aproximamos a bexiga da latinha, os elétrons desta se afastam para o lado oposto. enquanto o lado mais póximo á bexiga ganha carga positiva. Essa é a diferença de cargas que torna possível a atração possível entre eles.

Como fizemos

Eletroscópio de folhas



Materiais: 
- 1garrafa pet 
-1 tampa de plástico
- fita durex 
- papel alumínio
- fio de cobre 
O eletroscópio de folhas é p instrumento mais comum que pode ser utilizado para detectar e medir cargas elétricas. Ele é constituido por uma esféra condutora, fixada em uma das extremidades de uma barra de cobre, também condutora, e duas finas folhas de metal colocadas na outra extremidade da barra. A esféra condutora e as folhas de metal são separadas por um material isolante.
O aparelho funciona da seguinte maneira: aproxima-se um material eletrizado da esféra condutora. Pelo processo de indução, as cargas de mesmo sinal do material eletrizados são repelidas para as duas folhas metálicas. Como as folhas ficam carregadas com carga de mesmo sinal, elas tendem a se afastar, ou seja, cargas de mesmo sinal se repelem.
Dessa forma, utilizando um eletroscópio de folhas podemos determinar um módulo da carga induzida de forma qualitativa. Assim, podemos dizer que quanto mais as folhas de metal se afastam, mais cargas elas receberam. 

Como fizemos

Pêndulo eletrostático

                                                            
                                         
   
Materiais:
  -1 copo descartável  
  -papel alumínio                                         
 - fio de seda                                                             
 - clips                                                          
 - canudo                                                                 
 - fita durex                                                                                                                                                   
O pêndulo eletrostático é usualmente utilizado para demosntrar fenômenos de atração ou repulsão. Será muito útil na compreensão dos processos de eletrização e na visualização de um dos principais princípios da eletrostática.                                  
 Um corpo carregado é aquele que possui elétrons em excesso ou em falta. No primeiro caso dizemos que ele está carregado negativamente e no segundo, positivamnete. Uma forma fácil de carregar um corpo é atritando-o. Quando atritamos materiais diferentes é que consequentemente possui diferentes capacidades de ganhar ou perder elétrons, damos a eles a oportunidade de estarem bem próximos, possibilitando a troca de elétrons entre eles.    Sabemos que num sistema fechado as cargas se conservam, podemos concluir que quando atritamos dois corpos um fica necessariamente carregado positivamente e o outro negativamente. Uma outra forma de carregar um corpo é a eletrização por contato, ou seja, encostando um corpo que já está carregado no corpo a ser eletrizado. Neste caso os dois corpos ficarão com cargas de mesmo sinal.                                                    
 Além de eletrizar um corpo também podemos fazer com que ele fique induzido. Para isso basta aproximarmos um corpo, sem tocar, do corpo a ser eletrizado. A indução nao cede nem retira cargas do corpo, ela apenas a separa levando o corpo a ficar parecido com um dipolo. De um lado apenas cargas positivas e de outro, negativas.