Pêndulo eletrostático
Materiais:
-1 copo descartável
-papel alumínio
- fio de seda
- clips
- canudo
- fita durex
O pêndulo eletrostático é usualmente utilizado para demosntrar fenômenos de atração ou repulsão. Será muito útil na compreensão dos processos de eletrização e na visualização de um dos principais princípios da eletrostática.
Um corpo carregado é aquele que possui elétrons em excesso ou em falta. No primeiro caso dizemos que ele está carregado negativamente e no segundo, positivamnete. Uma forma fácil de carregar um corpo é atritando-o. Quando atritamos materiais diferentes é que consequentemente possui diferentes capacidades de ganhar ou perder elétrons, damos a eles a oportunidade de estarem bem próximos, possibilitando a troca de elétrons entre eles. Sabemos que num sistema fechado as cargas se conservam, podemos concluir que quando atritamos dois corpos um fica necessariamente carregado positivamente e o outro negativamente. Uma outra forma de carregar um corpo é a eletrização por contato, ou seja, encostando um corpo que já está carregado no corpo a ser eletrizado. Neste caso os dois corpos ficarão com cargas de mesmo sinal.
Além de eletrizar um corpo também podemos fazer com que ele fique induzido. Para isso basta aproximarmos um corpo, sem tocar, do corpo a ser eletrizado. A indução nao cede nem retira cargas do corpo, ela apenas a separa levando o corpo a ficar parecido com um dipolo. De um lado apenas cargas positivas e de outro, negativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário